Principais festas de Bom Jesus da Lapa

By 21/01/2015turismo

Bom Jesus dos Navegantes (janeiro): A Procissão do Bom Jesus dos Navegantes percorre as ruas do centro, bairro Nova Brasília e navega nas águas sanfranciscanas.

Pré-Carnaval (último final de semana de janeiro): Vários trios elétricos e cantores saem em blocos carnavalescos. Trata-se do Lapa Folia, uma festa com grandes atrações musicais, camarotes, blocos organizados e de grande movimentação na cidade.

Semana Santa: Peça teatral da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, de 4ª feira a Domingo de Aleluia. A Via-Cruzes é realizada na sexta-feira Santa com a subida do morro.

Divino Espírito Santo: Grande festa religiosa e cultural com levantamento do Mastro acompanhado de cavalaria; teatro da batalha entre os Mouros e Cristãos; crianças e adolescentes fantasiados de “capetas” que percorrem as ruas com seus chicotes.

Corpus Christis: As ruas são enfeitadas para a procissão do Corpo de Deus.

São João e São Pedro: As ruas de Bom Jesus da Lapa eram iluminadas com fogueiras onde se compartilhavam os quitutes juninos. Com o calçamento asfáltico, as fogueiras foram transferidas para as ruas mais distantes e/ou fazendas próximas à cidade. No São Pedro há uma comemoração com shows de bandas sertanejas, normalmente com grandes atrações em praça pública.

Romaria do Bom Jesus: 1ª maior  romaria do Estado da Bahia e a 3ª maior romaria do Brasil. Estima-se que, durante o período de 01 a 07 de agosto, 300 mil pessoas visitam o Bom Jesus (Segundo o Portal do Santuário, 2014). Em 06 de agosto de 2014, cerca de 400 mil a meio milhão de pessoas visitaram a cidade, segundo estimativa da prefeitura municipal de Bom Jesus da Lapa.

Romaria da Nossa Senhora da Soledade: Grande romaria em fervor à mãe de Jesus, Nossa Senhora da Soledade, festejada no dia 15 de setembro.

Nossa Senhora da Conceição: Os festejos começam ainda no final de novembro com a novena à noite na Gruta do Sr. Bom Jesus. A celebração envolve também uma procissão que percorre as ruas do centro da cidade.

Santa Luzia: A cada ano aumenta o número de fiéis em fervor à Santa Luzia que acontece no dia 13 de dezembro, envolvendo uma procissão no bairro que leva o nome da santa.

Natal: Praças e ruas da cidade são decoradas para a desta natalina. Nas casas residenciais, costuma-se construir um presépio, rememorando o nascimento do Menino-Deus. Há a tradicional Missa do Galo. Após o Natal, no período que percorre até 06 de janeiro, vários grupos representando os Reis Magos, de diversas cidades circunvizinhas, vem à gruta do Bom Jesus visitar, ofertar e apreciar os presépios erguidos na esplanada e no interior da gruta do Bom Jesus.

Réveillon: A passagem de ano é comemorada com festa residencial, em bares, clubes, etc. Vários são os turistas religiosos e romeiros que vêm agradecer e pedir graças pelo ano que se inicia neste lugar sagrado: A Gruta do Bom Jesus da Lapa.

Fonte: Central Lapa

WhatsApp chat WhatsApp