Santuário do Bom Jesus da Lapa

By 23/03/2015turismo

Situado na parte oeste do estado da Bahia e a 850 km da Capital, a cidade de Bom Jesus da Lapa é um cantinho especial, de características peculiares e que se orgulha de ter a terceira maior romaria do Brasil. A cidade é bastante conhecida pelo seu santuário, o Santuário do Bom Jesus da Lapa, abrigado pelo Morro do Bom Jesus, um maciço de calcário de 90 metros de altura, que abriga várias grutas, como a do Bom Jesus, a da Soledade e outras.

Pode-se dizer que o Santuário do Bom Jesus da Lapa é um local esculpido pela natureza. O local é visitado todos os anos por romeiros de todas as partes do Brasil, tanto que a cidade de Bom Jesus da Lapa é chamada de “Capital Baiana da Fé”. Essa fama se espalhou por todos os lugares, atraindo mais de um milhão de visitantes por ano, de todos os lugares do mundo, para vislumbrar a beleza do santuário e se inspirar na fé que o lugar transmite.

O trabalho feito no Santuário tem uma grande influência na vida religiosa das pessoas do lugar e de todo que o visita. Os romeiros têm a oportunidade de participar de vários eventos realizados no local, como a Romaria da Terra e das Águas, Romaria dos Legionários, entre outras.

O período das romarias intensifica-se em julho, quando é iniciada uma novena na esplanada e tem seu ponto forte em 6 de agosto, dia da celebração solene – o que não significa que seja somente nesse momento que o local mereça uma visita, afinal, para agradecer, pedir bençãos e espiritualizar-se não é preciso data marcada.

Apesar da romaria ao Santuário do Bom Jesus da Lapa atrair muitos fiéis, não é apenas por esse motivo que o Santuário atrai muitos visitantes. O fato da capela do Santuário do Bom Jesus da Lapa ter sido construída dentro de uma gruta e, por esse motivo, tanto o teto quanto as paredes da capela têm uma formação rochosa, faz com que muitas pessoas visitem o Santuário do Bom Jesus da Lapa fora da época de romaria.

Outro aspecto que atrai muitos visitantes ao Santuário é a sua localização. A gruta na qual foi construído o Santuário do Bom Jesus da Lapa fica no alto de um morro, de onde é possível ter uma vista privilegiada do Rio São Francisco.

Continue conosco, pois daremos atenção especial à cada parte do santuário. Traremos a você um pouco de cada uma das grutas, com sua história, características e sua beleza singular. Não deixe de acompanhar nossos próximos artigos. Pode considerar isso um convite duplo: além de ler os próximos artigos, pense em vir conhecer as belezas e toda a espiritualidade que Bom Jesus da Lapa tem a lhe oferecer.

Fonte: Central Lapa

WhatsApp chat WhatsApp